• Crew//Ação



    Cada vez mais as equipes de trabalho estão se tornando virtuais e suas relações de trabalho e colaboração são mediadas por plataformas digitais. Nestes ambientes virtuais, os integrantes interagem, registrando, categorizando, selecionando e resgatando informações a fim de produzir conhecimento.  

    Nesse ambiente digital, a intenção é representar um ambiente onde as pessoas consigam se ver em rede, identificando suas habilidades e especialidades e que possam atuar em conjunto para atingir um determinado objetivo. Simulando uma tripulação de um navio pirata, que precisa realizar uma construção em conjunto, como em uma espécie de gincana, e a cada etapa concluída os leva para mais próximo do final.

    Cena inicial: Jogador em terceira pessoa se encontra junto a mais 5 personagens, em roda, dentro de um cenário desenhado no chão como se fosse a planta baixa de um navio. Cada personagem possui um objeto na mão (mapa, bússola, luneta, corda, arma) que se relaciona com um ponto específico do barco. 

    O objetivo do jogador é encontrar o lugar certo de cada personagem, dada suas habilidades representadas pelos objetos. O jogador toca na personagem e isso faz com que ela caminhe junto do jogador. O jogador caminha para o ponto e se houver correspondência, a personagem para e se desvincula do jogador. Se não for o ponto certo, a personagem continua ligada ao jogador. Após posicionar todos os personagens em seus locais corretos, aparece uma rampa para saída do navio e o jogador pode desembarcar.

    Times virtuais precisam encontrar novos caminhos para se expressarem e se compreenderem, já que não estão fisicamente próximos. Nesse contexto, as plataformas digitais são protagonistas nas novas relações de trabalho, uma vez que intermediam comunicações e a administração de toda a informação e conhecimento produzidos. Mas há inúmeros desafios ainda a serem desbravados nesse oceano.


    "Technology allows for the eletronic connection of geographically spread out individuals, but it does not necessarily lead to effective personal connection, communication and creativity. Virtual corporations and teams cannot function without information and cultural boundaries. The ultimate answers to these problems lie in the realm of human and organizational relations and creating work environments that bring out the best in people involved in these virtual structures."
    NEMIRO (2001, p. 92)


    NEMIRO, Jill E. Connection in creative virtual teams. Journal of Behavioral and Applied Management, v. 3, n. 2, p. 92-112, 2001.
  • 0 comentários:

    Postar um comentário

    Acesse o game

    O game pode ser acessado na página oficial do projeto.