O prefixo meta provém do grego METÁ, e significa: além, depois. A importância do prefixo meta no nome deste ambiente se encontra inicialmente na pesquisa que o originou. Ao considerar que somos capazes de interagir com os games e transformar seus ambientes, é difícil não imaginar que nós mesmos não sofremos algum tipo de transformação. Ao estudar o metajogo, partimos do principio que nossa interação com os games não apenas tem a capacidade de nos modificar, como consequentemente pode transformar nossa existência além daquela apresentada dentro do game.
O desenvolvimento
deste ambiente tem como objetivo conseguir demonstrar através de um game, exatamente esta
transformação que aplicamos e vivenciamos através dos games. Portanto,
inicialmente estabelecemos a ideia de que o jogador teria como principal
atividade dentro do ambiente poder rearranjá-lo de maneiras diferentes, e tendo
feedbacks claros das modificações perpetradas.
Consideramos
então a existência de 3 formas massivas que podem ser movidas através do ambiente e alocadas em diferentes
"encaixes". Ao se alocar uma forma em um encaixe, sua textura se
altera, revelando um trecho textual de alguma obra relevante para o desenvolvimento
desta pesquisa. Cada forma irá possuir 2 locais diferentes onde possam ser
encaixadas, chegando assim num total de 27 estados diferentes para as formas ao
se considerar os estados neutros iniciais.
Ao
realizar um encaixe a própria forma do personagem irá se alterar para uma
textura (cor) diferente simbolizando o contato com aquele novo estado. Assim,
não apenas o ambiente se modifica mais o próprio personagem ao interagir com o
ambiente assume uma nova forma.
Ainda
que pareça clara e simples a demonstração que queremos apresentar através deste
game, é por trás da obviedade que se encontra o cerne do ambiente. Entender a capacidade de transformação presente ao interagirmos com os games,
pode nos apresentar um novo conhecimento e assim o próprio jogador se altera ao
entrar em contato com o jogo. São exatamente essas mudanças que ocorrem além da
interação proposta através das dinâmicas do game que queremos evidenciar.
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